Consultoria de Resume
Carreira no Canadá
No momento de buscar uma vaga de emprego no exterior, muitos brasileiros se deparam com esse nome para o documento a ser submetido na hora de aplicar para uma vaga. O que ocorre na maior parte das vezes? A pessoa acaba simplesmente traduzindo o curriculum vitae e envia para concorrer a vaga da qual gostou. Certo?
Não! Errado... muito errado.
Resumé e Curriculum Vitae são dois documentos bem diferentes, e entender as diferenças na hora de criar o SEU resumé é primordial.
O “curriculum vitae” significa “(the course of my) life” (em português, algo como “a trajetória da minha vida”). Ele possui seu histórico escolar e os fatos importantes sobre a sua vida profissional, podendo ter até 20 páginas. Usado mais no Brasil, países do Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
O nome americano, “resumé, é a palavra em francês para “summary”, ou seja, um resumo. É usado mais no Canadá e nos EUA. É um documento conciso, que ajuda você a se destacar no mercado de trabalho. Deve ser curto, normalmente uma página, máximo duas, para facilitar a leitura do recrutador.
Para cada vaga de emprego que o candidato decidir aplicar, o resumé tem que ser adaptado e reformulado para atender aos requisitos daquela vaga em específico. Isso significa que, para aplicar para uma função, o candidato pode levar horas no processo de rever os pré-requisitos da vaga e atualizar o resumé para estar alinhado com o que se é solicitado.
O porquê de tudo isso? O Mercado de Trabalho de cada país tem suas peculiaridades, e entender como aquele mercado funciona é essencial para que o candidato tenha chances reais de construir sua carreira.
Quer começar sua carreira no Canada ou nos EUA? Conseguir demonstrar pelo seu resumé que você é a pessoa IDEAL para aquela vaga?
Conte com nossos serviços personalizados para entender os segredos de como o mercado funciona, criando ou adequando seu resumé. Faça uma cotação conosco!